Antonio Israel Bruno

Eu choro tua partida e a minha quem chorou?A tua marcou-me a vida,a minha de quem marcou?

Textos




                    DA SAUDOSA INFANCIA, REABRIANDO AS                                                                         CORTINAS!
GRUPO ESCOLAR AURELIANO JUNQUEIRA FRANCO.
Quanto sofri em tuas carteiras, tinha que saber a tabuada e ciente que havia tanta maldade ...maldade, apanhar de régua, e os puxões de orelha!
É dona Zenaide, que se ainda vive, cansada está, pois os anos se foram.
Tinha que depois de apanhar, levar o boletim para o pai assinar...pisa dobrada!
Teus bancos que davam vaga a dois, muitas das vezes por estudar não aceitava ser copiado, entregava o amigo e na saída as brigas se formavam...
Os marmanjos que ao invés do deixa disso, punham fogo, colocando a mão na frente diziam,:
Quem for homem cospe aqui! A gente cuspia tiravam a mão:
O cuspe ia de cheio no rosto do infeliz, que muitas das vezes não queria brigar, mas depois de levar uma lavada de cuspe a briga formava...
É: imaginai, Jesus Cristo!
Muitos perdiam a bolsa, pois pensavam ser ela uma grande arma; quando fazia o jeito de com ela bater, um soco ou ponta pé recebia e aí a bagunça estava feita...
Era um tal de sair com o nariz sangrando, com um olho roxo, rosto esfolado. Outro saía mancando, todo lambuzado de barro quando tinha chovido.
E o pior estava por vir, era enfrentar o pai com sua cinta de couro cru...
E o boletim que tinha que entregar a ele para assinar e escrever que estava ciente; meu Deus!

Que bobeira, todos vinham no mesmo dia fazer as pazes, pois os professores, diretor e serventes , obrigavam,  senão permanecia no castigo; que saudade!
Apanhava da professora na escola porque não sabia a lição, do colega por não deixar colar, do pai quando lia o boletim, que para educar e não permitir ocorresse novamente...e ainda, quem brigava, na escola ficava de castigo de joelho a aula inteira...mas mesmo assim, não existe ensino igual...quanta saudade porque aprender eu aprendi se apanhei por merecer e sei, agradecendo aos meus pais, mas vejo que não apanhei o quanto merecia...
É escola amiga! Teus mestres foram verdadeiros heróis, se não fomos não sei porque!
Mestres; pois brigavam por nós e nos fizeram grandes homens.
Monte Azul Paulista, meu torrão, minha infância aí se foi e nada trouxe a não ...Ser recordação.
Alfabetizados, apoiados e castigados.

Mas quem disse que castigo não educa, por sinal nunca recebera!
Todos que apanhamos nenhum ficou paralisado e com certeza, nos dias de hoje temerosos pelo erro.
Nas escolas hoje nada ensinam , não culpe os professores, não: são vítimas de ataques dos alunos até armados.
A lição melhor é a que se fez por carinho e não por obrigação!
                            Abraços;

                              Bruno
Barrinha,10 de julho de 2008 20:00
Antonio Israel Bruno
aibs1953@gmail.com
antonioisraelbruno
Enviado por antonioisraelbruno em 10/07/2008
Alterado em 26/10/2017
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras